Algumas considerações sobre identidade e a profissionalidade docente
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir algumas implicações que permeiam a construção da identidade e da profissionalidade dos professores. Apresentaremos como vem ocorrendo a fragmentação do trabalho docente frente às mudanças sociais e, também, como, atualmente, esses profissionais estão vivendo uma crise de identidade, de autonomia e de reconhecimento em todos os níveis de atividade educativa. Para isso, utilizaremos autores como Pimenta (2009), Brzezinski (2002) e Pereira e Martins (2002) que discutem aspectos relacionados à identidade, profissionalidade e formação de professores; e, sobretudo, os estudos de Esteve (1999) que apresenta as relações existentes entre as mudanças sociais e a função docente, explicando como as transformações ocorridas no contexto atual da nossa sociedade acabam deturpando a identidade e profissionalidade do professor frente ao ofício docente.
Downloads
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 04 out. 2020.
BRZEZINSKI, I. (Org.) Profissão Professor: Identidade e Profissionalização docente. Brasília: Plano editora, 2002.
ESTEVE, J.M. Mudanças sociais e função docente. IN: Nóvoa, A. (org) Profissão Professor. Portugal: Porto Editora, 2º edição, 1999, p. 93-124.
PEREIRA, L. P. L. S. MARTINS, Z. I. de O.. A identidade e a crise do profissional docente. In: BRZEZINSKI, Iria. Profissão Professor: Identidade e Profissionalização docente. Brasília: Plano editora, 2002, p. 112-133.
PIMENTA, S. G. (Org.) Saberes Pedagógicos e atividade docente.7 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SACRISTÁN, J.G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. IN: Nóvoa, A. (org) Profissão Professor. Portugal: Porto Editora, 2º edição, 1999, p. 63-93.

Copyright (c) 2021 Mayra Silva dos Santos (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.