A questão da imagem e da arte na era de sua reprodutibilidade técnica digital hipermidiática

Palavras-chave: Reprodutibilidade técnica digital. Imagem autônoma. Hipermídia

Resumo

O presente artigo problematiza o estado da imagem e da arte na atual era de reprodutibilidade técnica digital hipermidiática. Parte-se dos estudos de Benjamin (2012), cujos insights sobre a reprodutibilidade técnica da arte detectou mudanças significativas na natureza social da arte em função das condições da sua reprodução mecânica a partir da modernidade, sobretudo pela invenção da fotografia, do cinema, da radiodifusão etc. Atualmente, observa-se novas alterações no processo de produção artística que impactam o fluxo de produção da imagem diante da emergência do meio digital e suas possibilidades hipermidiáticas. Infere-se que o meio digital radicalizou amplamente as condições de reprodutibilidade, autonomizando a imagem, dando-lhe vida própria, independente, queimando (DIDI-HUBERMAN, 2018) livremente nas telas dos smartphone, notebook, outdoor digital etc. A pesquisa indica que a conversão da imagem em linguagem binária incinerou a reprodutibilidade clássica dos artefatos visuais e lançou a imagem em um pós vida parasitário e autônomo.

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Biografia do Autor

Lidnei Ventura, Universidade do Estado de Santa Catarina
Professor do Centro de Educação a Distância - Univeridade do Estado de Santa Catarina.  Departamento de Pedagogia a Distância. Mestre em Educação e Cultura (UDESC). Doutorando do PPG em Educação (UFSC), Linha de Pesquisa Educação e Comunicação.
Klalter Bez Fontana, UDESC

Doutoranda em Educação (UFSC), na linha de pesquisa: Educação e Comunicação, tendo como foco a pesquisa sobre identidade e trajetórias do Pedagogo e letramento midiático. Mestrado em Educação (2005), na Linha de Pesquisa Trabalho e Educação e Graduação em Pedagoga (2000), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora colaboradora no Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Principais linhas de interesse: Formação de Professores; Trajetórias e Identidade do Pedagogo; Educação a Distância; Letramento Midiático.

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Publicado
2021-06-26
Como Citar
Ventura, L., & Fontana, K. B. (2021). A questão da imagem e da arte na era de sua reprodutibilidade técnica digital hipermidiática. Revista Espaço Acadêmico, 21(229), 31-42. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/58726
Seção
Dossiê: Educação e formação contemporânea sob olhar da Teoria Crítica