Cinema em Walter Benjamin e Theodor Adorno:

a obra de arte em debate

  • Bruna Donato Reche Instituto Federal Catarinense
Palavras-chave: Indústria Cultural., Cinema, Obra de Arte, Esclarecimento, Emancipação

Resumo

Enquanto autores da Teoria Crítica, Theodor Adorno e Walter Benjamin, em comum, discorreram sobre Arte, entretanto, ao se tratar de cinema ambos se opuseram. Benjamin é entusiasta do tema, sobretudo no livro A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica (2019), por outro lado, Adorno o afirma como produto da indústria cultural que tolhe o sujeito na sociedade administrada. No objetivo de pensar o cinema enquanto obra de arte, ambos os autores apresentam elementos fundamentais, inclusive Teoria Estética (2018b) de Adorno. Este artigo tem como objetivo discutir sobre o cinema enquanto obra de arte a partir destes autores, especialmente na reflexão das obras supracitadas e conclui-se que, uma vez que o cinema visa o desvelamento da sociedade administrada e estimula a libertação do homem do modo como ela está organizada, contribui-se para o desenvolvimento e emancipação social e coletiva que é, para Adorno, condição essencial da verdadeira obra de arte.

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Biografia do Autor

Bruna Donato Reche, Instituto Federal Catarinense

Doutoranda em Educação pelo PPGE da Universidade do Estado de Santa Catarina e docente do Instituto Federal Catarinense.

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Publicado
2021-06-26
Como Citar
Reche, B. D. (2021). Cinema em Walter Benjamin e Theodor Adorno:. Revista Espaço Acadêmico, 21(229), 43-53. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/58734
Seção
Dossiê: Educação e formação contemporânea sob olhar da Teoria Crítica