Teoria Crítica e Educação em tempos de exceção:

o sentido educativo no pensamento constelativo de Adorno

Palavras-chave: Estado de Exceção. Constelação. Processos Formativos. Crítica imanente.

Resumo

Este ensaio pretende potencialmente refletir de maneira filosófica e educacional sobre os sentidos do “educar” (formar), na perspectiva das contribuições da Teoria Crítica em Theodor W. Adorno. Buscará estabelecer confluências entre o pensamento crítico e uma análise atual das condições do campo educacional brasileiro a partir daquilo que o pensador Giorgio Agamben chamou Estado de Exceção (2004). De modo particular, trata-se de desenvolver o exercício do pensamento crítico sobre esse nosso tempo social e, consequentemente, sobre as “novas” (velhas) configurações “protofascista” da educação brasileira. Desse modo, coloca-se uma questão: Como pensar a educação (particularmente a escola) numa perspectiva crítica da sociedade em tempos de exceção como paradigma de governo? O objetivo central é analisar a educação (particularmente a escola) numa perspectiva crítica da sociedade em tempos de exceção como paradigma de governo. Nesses termos, nos orientamos em algumas considerações do pensamento em constelação de Theodor W. Adorno, que em suas interpretações, entende a necessidade de uma crítica imanente da condição dos processos formativos contemporâneos.

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Biografia do Autor

Alex Sander da Silva, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENS-UNESC

Doutor em Educação pela Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense- (UNESC).

Marta Regina Furlan de Oliveira, UEL

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado
2021-06-26
Como Citar
Silva, A. S. da, & Oliveira, M. R. F. de. (2021). Teoria Crítica e Educação em tempos de exceção:. Revista Espaço Acadêmico, 21(229), 03-14. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/58745
Seção
Dossiê: Educação e formação contemporânea sob olhar da Teoria Crítica