Concepções de feminismo na Plataforma Digital Nova Escola:

um estudo a partir da Teoria Crítica da sociedade

Palavras-chave: Revista Nova Escola, Semiformação, Gênero, Prática Pedagógica

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de identificar as concepções de feminismo presentes nas publicações da Plataforma Digital Nova Escola, a partir dos estudos da Teoria Crítica da Sociedade. Lançada em 2015, após o término da distribuição da Revista Nova Escola na sua versão impressa, a Plataforma Digital Nova Escola tem o propósito de manter o conceito construído pela marca desde 1986: “fortalecer o educador para transformar o Brasil”. Justifica-se a escolha desta plataforma para o desenvolvimento deste trabalho devido ao poder de influência que, ao longo de décadas, a marca Nova Escola exerceu na educação brasileira, ao apresentar seus produtos como capazes de apoiar, valorizar e atualizar o professor. Uma das principais estratégias utilizadas para atingir tal propósito foi a disseminação de receituários sobre práticas pedagógicas premiadas nos eventos promovidos pela Editora Abril anualmente, denominados de “Educador Nota 10”. Tal movimento foi acompanhado do incentivo para seu público-alvo – os profissionais da educação - reproduzir os planos de aulas vencedores e, supostamente, alcançar o mesmo sucesso com seus alunos. Dessa forma, considerando que a marca Nova Escola continua sendo uma fonte de pesquisa para os professores e gestores brasileiros, atingindo milhares de usuários atualmente via plataforma digital, torna-se relevante investigar quais temas e abordagens são utilizadas na composição dos seus conteúdos. Para este trabalho escolhemos identificar as concepções de feminismo que permeiam 06 (seis) publicações, selecionadas via ferramenta de busca disponibilizada pela própria plataforma digital. Observou-se que a maioria destas publicações é assinada por editores de Nova Escola, com discussões restritas às questões de gênero e dicas de como abordar este tema em sala de aula.

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Biografia do Autor

Roselaine Ripa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2000), com habilitações em Administração Escolar, Magistério das Séries Iniciais, Magistério do Ensino Médio e Orientação Educacional. Possui também Mestrado (2005) e Doutorado em Educação (2010), na área de Fundamentos da Educação, pela UFSCar. É especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD (2012), pela UFF. Atualmente é professora adjunta na UDESC, no Centro de Educação a Distância, em Florianópolis - SC. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas "Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade - CNPQ/UDESC", do Laboratório de Educação, Linguagem e Arte da UDESC" e do Grupo de Estudos e Pesquisas "Teoria Crítica e Educação - CNPQ/UFSCar", atuando nos seguintes temas: educação a distância e trabalho docente, mídia e educação e tecnologias e indústria cultural.

Vitor Malaggi, UDESC

Professor efetivo do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC). Possui graduação em Ciência da Computação e Pós-Graduação em Educação (stricto sensu), ambos os cursos realizados pela Universidade de Passo Fundo (UPF), sendo o Mestrado Acadêmico como Bolsista Capes pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UPF). É também graduado em Pedagogia - Licenciatura Plena EAD, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência profissional nas áreas de Informática na Educação, Inclusão Digital e Teorias Pedagógicas. Interesses de Ensino, Pesquisa e Extensão estão focalizados nas relações entre Educação Popular e Inclusão Digital, tanto em contextos educativos formais quanto não-formais. Também pesquisou e realizou extensão como bolsista nos seguintes temas: TV Digital na Educação (Bolsa CNPq - SET-6B), Objetos de Aprendizagem (Bolsa FAPERGS - Iniciação Científica), Telecentros Comunitários e Software Livre (Bolsa Pibic/UPF), Educação de Jovens e Adultos (Bolsa CREFAL-UPF).

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Publicado
2021-06-26
Como Citar
Ripa, R., & Malaggi, V. (2021). Concepções de feminismo na Plataforma Digital Nova Escola:. Revista Espaço Acadêmico, 21(229), 63-74. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/58760
Seção
Dossiê: Educação e formação contemporânea sob olhar da Teoria Crítica