Agência feminina:
convergências entre Garfinkel e Beauvoir
Resumo
Construído de forma ensaística, discute as bases de construção do conceito de agência feminina por vias de dois autores: Harold Garfinkel e Simone de Beauvoir. Parte de uma hermenêutica transversal sobre: (1) a análise de Garfinkel feita sobre Agnes, um rapaz que se apresenta como mulher e participa de um estudo com o objetivo de realizar uma cirurgia de mudança de sexo; e (2) a análise da situação e discurso das lésbicas, feita por Beauvoir. Como chave analítica, propõe mediar a análise do entendimento da noção de agência feminina, por vias da noção de corpo e pela interface com a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty. Propõe uma correlação, enquanto construto analítico, no qual a percepção Identidade-Mente, seria interna e, a percepção Identidade-Papel, externa; enfatizando que, em ambos os casos, há uma situação mediada pela percepção, ora de um “eu”, ora de um “mim”.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo: a Experiência vivida. Vol. 2, São Paulo: Difel, 1949.
FRANCIS, Becky. Beyond postmodernism: feminist agency in educational research In FRANCIS, Becky; SKELTON, Christine (Orgs.). Investigating Gender. Contemporary perspectives in education, Londres:Open University Press, 2001, 65-76.
GARFINKEL, Harold. Estudios en Etnometodología . Rubí (Barcelona): Anthropos Editorial; México:UNAM. Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias yHumanidades; Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2006.
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
MAGALHÃES, Maria José. Em torno da definição do conceito de agência feminista. Ex aequo, 7, 2003. 189-198. Disponível em: www.fpce.up.pt/ciie/publs/artigos/mjm/ mjm_agencFeminisexaequo.pdf. Acessado em: 10.07.2011.
MARX, K. O Capital. Livro I, v. 1 e 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 2ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 1999.
RITZER, George. Teoría Sociológica Contemporánea. Madri: McGraw Hill, 1993.
SCOTT, John. Sociology, The Key Concepts. Londres: Routledge, 2006.
TURNER, Bryan S. (org.). The Cambridg Dictionary of Sociology. Cambridg: Cambridge University Press, 2006.

Copyright (c) 2021 Amaro Xavier Braga Junior (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.