A história como tragédia torna-se uma grande comédia
Resumo
Um dos maiores pensadores do século XIX das Ciências Sociais Karl Marx, em seu livro “Crítica da Filosofia do Direito de Hegel” afirma que a história pode se apresentar diante de nós como tragédia ou como comédia. Na verdade, esse velho pensador se torna novamente atual, em suas reflexões sobre a sociedade capitalista, como diria meu saudoso professor e amigo Florestan Fernandes: se pensarmos que Marx está superado, então devemos pensar que a mais-valia, a manipulação econômica, social e política do exército industrial de reserva, a concentração, a centralização do Capital, a dominação de classe e o lobby terminaram.
Downloads
Referências
MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Portugal; Brasil. Presença; Martins Fontes, 1983.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.