Guerra sem fim –
o atoleiro no Afeganistão
Resumo
O recrudescimento do conflito no Afeganistão, com violentos ataques do Taleban causando vítimas entre as tropas da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte – e, sobretudo, entre a população civil, coloca uma dúvida crucial sobre a eficácia das operações militares, decorridas sete anos após a invasão do país em 2001. Apesar da presença de 35.000 soldados, em sua maioria norte-americanos, mas também, ingleses, holandeses, canadenses e poloneses, as chances de uma solução do conflito parecem cada vez mais remotas. Enquanto o comando norte-americano exige reforços de seus parceiros da OTAN, apostando também na retirada e transferência de tropas do Iraque, vários países aliados têm transmitido sinais inconfundíveis de sua próxima retirada do país, economicamente destruído, socialmente desarticulado, politicamente instável e, portanto, militarmente inseguro.
Downloads
Referências

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.