Herencia – O espanhol como uma língua de herança:

novos paradigmas e colaborações para o estudo no exterior no século XXI

  • Antonia Castañeda Universidade de St. Mary’s
Palavras-chave: língua espanhola, sociolinguística, herança linguística

Resumo

Embora isto não seja sempre reconhecido, o espanhol é uma língua de herança para uma parte significativa dos Estados Unidos, incluindo Flórida, Luisiana, Texas, e os estados do oeste que foram talhados na cessão do México depois da guerra Estados Unidos-México em 1848[i]. A constituição do estado da Califórnia de 1849, por exemplo, estipulava que “Todas as leis, decretos, regulamentos e provisões que por sua natureza requerem publicação, serão publicadas em inglês e espanhol.” (Artigo IX, secção 21). No entanto, trinta anos mais tarde, quando a Califórnia reescreveu sua constituição estadual em 1879, foi passada a lei de “somente inglês” que exigia que as escolas públicas ensinassem somente em inglês e se eliminassem os direitos da língua espanhola. Em 1918 – durante a era da xenofobia da segunda guerra mundial, e de medos sobre a lealdade dos que não falavam inglês – o Texas, e a maioria dos outros estados americanos promulgaram estatutos que fizeram que o simples falar de qualquer outra língua além do inglês nas escolas públicas fosse ilegal. As leis de “somente inglês” foram a pedra base para as “escolas de americanização” e programas em instituições educacionais e outras instituições também.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Castañeda, Universidade de St. Mary’s

ANTONIA I. CASTAÑEDA acaba de se aposentar como Professora Associada de História na Universidade de St. Mary’s. Originalmente de Crystal City, Texas, ela se mudou para o estado de Washington quando era menina, seguindo as colheitas com a sua família. Fez a faculdade de Espanhol na Western Washington State University, e o mestrado em Estudos Latino Americanos na Universidade de Washington. Em 1990 ela completou o doutorado em História na Stanford University. A professora Antonia Castañeda é especialista em estudos chicanos e estudos da mulher. O seu trabalho sobre gênero na Califórnia colonial recebeu ampla atenção, e recentemente sua pesquisa tem se concentrado no estudo das mulheres migrantes do século XX.

Referências

a
Publicado
2021-05-12
Como Citar
Castañeda, A. (2021). Herencia – O espanhol como uma língua de herança: . Revista Espaço Acadêmico, 7(73). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/58913
Seção
ESPECIAL: Língua, Território e Identidade (Org.: Eva Paulino Bueno)