A presença da língua portuguesa nos EUA
Resumo
Hoje em dia, a língua estrangeira que recebe mais atenção pública nos Estados Unidos é o espanhol, e as outras línguas vivem na sua sombra. Dentro dessa sombra, a língua portuguesa ocupa talvez o lugar mais escuro, por várias razões. Além da confusão sobre quais países falam o português, e a dúvida na parte do público se o português é uma língua ou um dialeto do espanhol, as classificações étnicas e raciais utilizadas por agências do governo tendem a fragmentar a população lusófona do país. Às vezes, os portugueses e brasileiros são considerados “Hispanics”, um termo que em si é bastante vago. O governo federal, para o censo feito a cada dez anos, define Hispanic como sendo as pessoas que se auto identificam como “Mexican, Puerto Rican, Cuban, Central or South American, or some other Hispanic origin. It should be noted that persons of Hispanic origin may be of any race”. Essa definição certamente causa confusão entre os açorianos, brasileiros, caboverdianos, e portugueses. Alguns concordam com a categorização; outros, nem tanto, vendo que, no século XX e XXI, “Hispanic” é, na linguagem comum do país, quase um sinônimo de “mexicano” ou de outras populações salientes de língua espanhola. Além disso, alguns entrevistados de ascendência africana, especialmente de Cabo Verde, certamente se declaram como “African American,” sem necessariamente assumir uma identidade hispânica, apesar de oficialmente ter essa opção.
Downloads
Referências

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.