Existe uma origem da crise de identidade do professor?

  • Paulo Meksenas UFSC
Palavras-chave: identidade, identidade do professor, Educação, Sociologia, Profissão

Resumo

As palavras professor e profissão são próximas em seus significados. A primeira designa o sujeito que professa, isto é, aquele que diz a verdade publicamente. E a verdade é qualquer fato; fenômeno ou interação em conformidade com o real; significa expor corretamente; representar fielmente por princípios lógicos. Assim, o professor é aquele que torna público – socializa – algum conhecimento. A segunda palavra designa uma ocupação ou atividade especializada e voltada ao ato de professar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Meksenas, UFSC

Sociólogo e Doutor em Educação, pesquisa as temáticas que envolvem a Cidadania de Classe; a Relação Estado e Sociedade Civil e temas correlatos à Sociologia da Educação. Atualmente é professor adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, lecionando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado.

Referências

FULLAN, M. & HARGREAVES, A . A escola como organização aprendente. 2ª ed. Porto Alegre, Artmed, 2000.
NÓVOA, António. As ciências da educação e os processos de mudanças. In: PIMENTA. Selma Garrido. Pedagogia, ciência da educação? São Paulo, Cortez, 1996.
Publicado
2021-05-06
Como Citar
Meksenas, P. (2021). Existe uma origem da crise de identidade do professor?. Revista Espaço Acadêmico, 3(31). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59064