Comparação experimental na aplicação de metodologias tradicional e inovadoras no ensino jurídico:
motivação e aprendizagem
Resumo
O motivo que deu origem aos Cursos jurídicos no Brasil no século XIX refletiu e ainda reflete na metodologia tradicionalmente utilizada de forma estática e doutrinadora direcionada à transferência do conhecimento jurídico historicamente acumulado, algo que, diante das transformações sociais e tecnológicas pode trazer prejuízo ao aprendizado contemporâneo diante da dispersão, desestímulo e ausência de envolvimento do aluno, aliada a comodidade da exposição teórica praticada pelo professor. Diagnosticado o problema, buscou-se, por meio de experimentos, examinar, comparativamente, os resultados do aprendizado, assim como engajamento e motivação dos discentes quando utilizadas metodologias tradicionais ou ativas em seus aspectos objetivos e subjetivos. O desenvolvimento da pesquisa se deu junto a populações bem delimitadas, assim como em ambiente controlado com a finalidade de alcançar dados estatísticos confiáveis para cada amostra. O resultado obtido demonstrou que metodologias inovadoras centradas no aprendizado dos elementos que compõem as amostras trouxeram maiores índices objetivo se comparado à metodologia tradicional, ainda que reverbere determinado grau de resistência pelos alunos frente ao incômodo decorrente da exigência de mudança comportamental do discente até então passivo.
Downloads

Copyright (c) 2022 Renato Horta Rezende (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.