Desafios para gestão cultural diante da pandemia do Covid-19:

caminhos, consolidações e novos territórios

  • Luciano Scuissatto da Cruz UEM
Palavras-chave: Gestão Cultural; Arte e Cultura, Covid-19

Resumo

Diante das graves consequências causadas pela pandemia da COVID-19, a necessidade de pensar a produção, fruição e circulação da arte em contexto de isolamento e distanciamento social, tornou-se pauta para todo campo da gestão cultural. Neste sentido, este artigo, apresenta uma reflexão sobre como a pandemia acentuou o uso das ferramentas digitais e da internet, no campo da arte e da cultura, acelerando movimentos que já estavam em curso, explorando e consolidando novos territórios. Buscou-se, com esse trabalho, refletir sobre o uso da internet pelos gestores e espaços culturais, tendo em vista, quais os caminhos tomados diante de um momento de tantas incertezas. Cientes da necessidade de aprofundamento destas análises, haja vista, que  estamos no meio deste processo, e suas consequências ainda não podem ser totalmente dimensionadas, acreditamos que, ao refletir sobre essas questões lançamos luz sobre as primeiras medidas tomadas diante da pandemia, e refletimos sobre possíveis novos caminhos, que desafiam a gestão cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Scuissatto da Cruz, UEM

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais-PGC/UEM. Graduado em Ciências Sociais (2011 – 2015) também pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) pesquiso sobre arte/cultura e atuo como Parecerista de projetos e produtor cultural. Atuei como Secretario de Cultura (2017-2020) na cidade de Paiçandu-PR.
Pós Graduação em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona/Espanha.

Publicado
2022-01-01
Como Citar
Cruz, L. S. da. (2022). Desafios para gestão cultural diante da pandemia do Covid-19: . Revista Espaço Acadêmico, 21(232), 56-65. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59125