Desafios da prática de ensino de filosofia no Ensino Fundamental

Palavras-chave: ensino, educação, filosofia

Resumo

Os desafios atuais exigem cada vez mais criatividade e dinamicidade dos trabalhadores em educação, de forma que a reflexão da prática educativa pode ser compreendida como princípio edificador de mudanças. Nesse sentido, nos propomos a refletir nossa experiência prática realizada com alunos de 8ª. série do Ensino Fundamental, em escola privada, na cidade de Santa Rosa/RS. Em vez de compreender a filosofia como uma disciplina de conteúdo e programa restrito, procuramos construir uma compreensão nova para o exercício de sua prática. Entendemos que a filosofia pode cumprir um papel fundamental enquanto método de trabalho em educação, no sentido de estabelecer um espaço de construção da unidade entre os diversos campos do conhecimento existentes na escola, desenvolvendo uma nova relação de aprendizagem com os alunos, por meio de uma visão interdisciplinar e transdisciplinar da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Inácio Andrioli, UFFS

Professor do Mestrado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ - RS. Doutor em Ciências Econômicas e Sociais pela Universidade de Osnabrück – Alemanha

Publicado
2021-05-13
Como Citar
Andrioli, A. I. (2021). Desafios da prática de ensino de filosofia no Ensino Fundamental. Revista Espaço Acadêmico, 7(73). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59201