Feminismo à deriva?

Sobre disputas reacionárias coetâneas do ideário feminista

Palavras-chave: feminismo; feminacionalismo; reprodução social; extrema-direita; Marxismo

Resumo

A popularidade política da extrema-direita tem vindo a ganhar proporções globais alarmantes. A sua sedimentação em todo o mundo parece, ainda que de forma variável, colocar-se de forma ambígua em relação a reivindicações historicamente constituídas como feministas. Enquanto, por um lado, o desprezo pelas mulheres, gays/lésbicas e transgéneros, parece recalcitrante, assim como a descredibilização de certas lutas feministas, por outro lado, tal tendência aparece como liminar, existindo paradoxalmente um interesse renovado em ‘questões femininas’ e no impulso emancipatório das lutas feministas. Este artigo visa empreender algumas reflexões de partida sobre esta contradição, suportados na experiência de movimentos e formações partidárias (feministas e/ou de extrema-direita) que buscam disputar a constituição de subjetividades políticas conjuntamente feministas e reacionárias. Advoga-se ainda que este debate seja conduzido no seio da interseção entre feminismo e marxismo, estimulando-se uma formulação teórica que se opõe ao capitalismo, ora entendido como totalidade contraditória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mónica Catarina Soares, Centro dos Estudos Sociais, Universidade de Coimbra

Doutoranda no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com bolsa FCT (SFRH/BD/116001/2016), na área da sociologia, através da qual frequentou como estudante-visitante o Instituto de Ciências Sociais e Humanidades Alfonso Vélez Pliego (Puebla). Anteriormente, entre 2013 e 2016, foi investigadora e docente convidada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto) e, entre 2016 e 2017, investigadora em mobilidade pela programa ERASMUS MUNDUS financiado pela Universidade Carl Von Ossietzky (Oldenburg).  

Publicado
2021-06-01
Como Citar
Soares, M. C. (2021). Feminismo à deriva?. Revista Espaço Acadêmico, 21, 79-91. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59378
Seção
A pandemia e os cuidados pela vida (Org.: Paula Machava)