Quem alimenta realmente o mundo?
O fracasso da agricultura industrial e a promessa da agroecologia e algumas considerações sobre Moçambique
Resumo
Esta recensão tem o objetivo de apresentar o livro da Vandana Shiva: “¿Quién Alimenta Realmente al Mundo? El fracaso de la agricultura industrial y la promesa de la agroecología” e, a partir desta leitura, tecer algumas considerações sobre a política da Revolução Verde em Moçambique. O livro traz importantes análises e dados sobre a crise alimentar em que vivemos hoje, e demonstra como o paradigma da agricultura industrial está a matar-nos e a destruir o nosso planeta. Ao mesmo tempo, Shiva oferece perspectivas e experiências práticas de erradicação da fome, da proteção do planeta e das pessoas através do paradigma da agricultura ecológica. Apresento, ao final, o exemplo de Moçambique sobre o fracasso das políticas impostas de liberalização do mercado e a controversa Revolução Verde. Por outro lado, cresce na cidade de Maputo o número de iniciativas de agricultura sustentável.
Downloads

Copyright (c) 2021 Djamila Andrade (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.