"Estamos a reinventar-nos":

trabalhadoras domésticas assalariadas em Moçambique e a covid-19

Palavras-chave: Decreto 40/2008; CoVID-19; Impacto; Trabalhadoras domésticas; Reinvenção da vida., Socioeconomic impact

Resumo

Neste texto analiso o impacto socioeconómico da CoVID-19 na vida das trabalhadoras domésticas em Moçambique. A partir da análise do Decreto 40/2008 de 26 de Novembro, percebem-se múltiplas lacunas legislativas que legitimam as violências a que as/os trabalhadoras/es domésticas/os estão sujeitas/os, em particular, as mulheres que por razão do seu sexo e género são culturalmente vulneráveis. Argumento, com base nos depoimentos das trabalhadoras sindicalizadas e não sindicalizadas que as medidas de combate e protecção à CoVID-19 quando aplicadas em situação de vulnerabilidade e precariedade laboral e social tornam-se violentas, injustas e acentuam a pobreza, sobretudo no sector informal, onde se encontram estas trabalhadoras. Mostro que, apesar desses problemas, elas reinventam a vida e se o governo e o país prestassem atenção às suas lutas talvez percebessem a direcção das políticas públicas necessárias por implementar tanto para a dignificação do trabalho e da vida delas como para o combate à pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Lúcia Salvador Machava, Universidade Lúrio- Moçambique; Centro dos Estudos Sociais, Universidade de Coimbra

Doutoranda em Estudos Feministas- Centro dos Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Assistente Universitária da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Lúrio- Moçambique. É pesquisadora do Projecto Sistemas de Protecção e Garantia dos Direitos Humanos voltados à Infância e Juventude em Portugal, Angola, Moçambique e Brasil- coordenado pela Profa. Dra. Andréa Pires Rocha do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina – Paraná – Brasil. É membro do Grupo de Trabalho Ecologias Feministas de Saberes.

Publicado
2021-06-01
Como Citar
Machava, P. L. S. (2021). "Estamos a reinventar-nos":. Revista Espaço Acadêmico, 21, 25-41. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59391
Seção
A pandemia e os cuidados pela vida (Org.: Paula Machava)