A Psicologia da Educação e a formação de professoras/es no interior de Pernambuco: reflexões para uma prática contra colonial
Resumo
No presente estudo abordamos algumas reflexões sobre o papel da psicologia da educação na formação de professoras/es no Interior de Pernambuco, de modo que essa disciplina contribua para a construção de diálogos e práticas que propiciem o deslocamento da análise centrada no indivíduo para reflexões sobre a relação entre indivíduo-sociedade, e o processo de escolarização, compreendido em sua complexidade. Para isso nos embasamos teoricamente na Psicologia da Educação no diálogo com a Psicologia Social, e as teorias feministas. Consideramos que a Psicologia da Educação pode contribuir para a formação de professoras/es para que essas/es tornem-se aliadas/os na luta por uma educação igualitária e uma sociedade justa, que contribuam para que a escola não reproduza práticas colonizadoras tão presentes em seu âmbito, mas que seja um espaço de acolhimento da diversidade de gênero, classe, raça, entre outras, e promova diálogos e práticas inclusivas.
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Copyright (c) 2021 Roseane Amorim da Silva (AUTOR)

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