Lugar de mulher é onde ela quiser?

Teoria e práxis da representatividade de gênero nos comitês de bacias hidrográficas do semiárido brasileiro

Palavras-chave: Gênero. Gestão hídrica. Hidropoder. Representatividade Feminina. Semiárido.

Resumo

Não é de hoje que as mulheres reivindicam e lutam por equidade de direitos. Por mais de duas décadas nossa linha de pesquisa buscou verificar a luta pelo acesso à água no Nordeste brasileiro, independente do gênero. No entanto, pôde-se perceber que a gestão doméstica do acesso e uso da água sempre foi/é das mulheres, principalmente nas zonas rurais dos municípios nordestinos, notadamente caracterizados por não possuírem sistemas de distribuição de água. Essa participação e representatividade acontece também na escala institucional? No Brasil, a gestão hídrica assume aspectos de representatividade da sociedade a partir da lei 9.433/97, sem promover a equidade de gênero na sua composição e/ou legislação. Dessa maneira este artigo busca verificar a representatividade das mulheres por meio do mapeamento dos cargos exercidos por elas na esfera institucional da gestão hídrica nos comitês de bacias especializados parcialmente ou em sua totalidade na região Nordeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Avani Terezinha Goncalves Torres, UFRPE

Economista, com mestrado (UFPB) e doutorado em Geografia (UFS) , Docente dos cursos de Economia e Agronomia da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE) . Pesquisadora a respeito dos temas de água, conflitos hídricos e gênero nos comitês de Bacia Hidrográficas. Participa dos grupos de estudos:  GEPPAS e RIMAS.

Aline Lima Pinheiro Machado, UFPA

Geógrafa e mestranda no Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará.

Publicado
2021-08-01
Como Citar
Torres, A. T. G., & Machado, A. L. P. (2021). Lugar de mulher é onde ela quiser?. Revista Espaço Acadêmico, 21, 18-30. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59540
Seção
Mulheres fora do Centro: experiências de ensino, pesquisa e extensão