Sororidade científica entre mulheres-professoras-pesquisadoras como ruptura da geopolítica do conhecimento no semiárido brasileiro
Resumo
A educação superior no Brasil ainda é um privilégio. A partir de alguns esforços, há pouco mais de uma década, foi possível uma ampliação e reestruturação de universidades públicas, o que proporcionou uma maior interiorização. Todavia, dentro de uma geopolítica do conhecimento acadêmico, os recursos e oportunidades não são equitativos entre as instituições de ensino superior, o que produz inúmeras assimetrias sociais. Além da geopolítica, uma crítica feminista nos permite constatar que mulheres estão ainda mais distantes do processo de distribuição de recursos e oportunidades. Nesse sentido, o presente texto tem como objetivo refletir sobre as nuances que colocam mulheres-professoras-pesquisadoras de instituições do Semiárido brasileiro à margem da produção científica, apresentando a criação da Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido (RIMAS), como uma tática de resistência às desigualdades científicas. Conclui-se que a RIMAS, a partir da sororidade entre mulheres-professoras-pesquisadoras, consegue estabelecer uma rede de trocas e apoio, desde o Semiárido, que potencializa o ensino, a pesquisa e a extensão.
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Copyright (c) 2021 Lorena Lima de Moraes, Letícia Carolina Nascimento (Autor)

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