Diálogos e projetos:

a voz e a presença de pessoas transexuais e travestis na transformação da universidade

Palavras-chave: universidade, população trans, projetos

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar a permanência do sistema cisheterormativo nas condutas e discursos de alguns docentes da Universidade Federal de Alfenas, a partir de narrativas espontâneas de aluno(a)s durante as aulas. Faz uso, também, de trechos de entrevistas realizadas com pessoas trans da cidade de Alfenas, sobre suas vivências, em pesquisa sobre a memória LGBTQIA+, realizada desde 2018, para demonstrar como as entrevistas geraram vínculos que se refletem na elaboração de projetos de ensino e de extensão na Universidade, com o intuito de promover o questionamento do sistema cisheteronormativo  e diálogos e ações que transformem a vida das pessoas trans e do própria comunidade acadêmica.

Abstract: This article aims to demonstrate the permanence of the cisheterormative system in the behaviors and discourses of some professors at the Federal University of Alfenas, based on the spontaneous narratives of students during classes. It also uses excerpts of identification with trans people from the city of Alfenas, about their experiences, in a research on the LGBTQIA + memory, carried out since 2018, to demonstrate how pointed out they generated bonds that are reflected in the school of teaching and educational projects. extension at the University, with the aim of promoting the questioning of the cisheteronormative system and dialogues and actions that transform the lives of trans people and the academic community itself.

Key words: university, trans population, projects

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Universidade Federal de Alfenas , MG

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Pós-Doc pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora colaboradora do Mestrado Diversitas, da Universidade de São Paulo (USP), e professora convidada da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG). É pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO), do Grupo Formatio (Processos de Formação e Profissionalidade Docente) e coordenadora do Grupo de Estudos Saúde, Diversidade e Afetos (UNIFAL). É coordenadora institucional do PIBID/Unifal desde 2015. É integrante da Rede Brasileira de História Pública. Diretora da Regional Sudeste da ABHO e vice-coordenadora do GT Nacional de Gênero da ANPUH-MG.  É autora de artigos e livros ligados à História Oral, Ditadura Militar, Gênero e sexualidade e História Pública. Atualmente desenvolve e orienta pesquisas que tratam de gênero, raça e sexualidade. 

Publicado
2021-08-01
Como Citar
Rovai, M. G. de O. (2021). Diálogos e projetos:. Revista Espaço Acadêmico, 21, 68-83. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59578
Seção
Mulheres fora do Centro: experiências de ensino, pesquisa e extensão