Luta antirracista no Brasil:
o que os brancos tem a ver com isso?
Resumo
Este artigo parte do entendimento de que, se o racismo é um problema estrutural de nossa sociedade, de modo que perpassa todas as nossas relações sociais, é de suma importância que as pessoas brancas também se comprometam em enfrentá-lo. Esse processo, nada obstante, pode ocorrer a partir de uma reflexão crítica da sociedade que pode levar o sujeito branco a enxergar os seus privilégios e, deste modo, agir para desconstruí-los enquanto inerentes à sua existência. Afinal, para cada lugar de fala de uma pessoa negra, deve existir o lugar de escuta de uma pessoa branca. Para traçar tal debate, o texto percorre por debates latentes em nossa sociedade, tais como racismo, branquidade e branquitude; reforçando a ideia de que a luta antirracista é de todos nós.
Downloads

Copyright (c) 2022 Monique de Souza Carvalho (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.