Mães e universitárias:

contribuições de projeto assistencial para permanência na universidade

  • Carla Andréa Silva UFPI
Palavras-chave: Inclusão social;, Mães universitárias;, Projeto assistencial;, Brinquedoteca universitária.

Resumo

Este artigo versa sobre as contribuições de um projeto assistencial para a permanência de mães universitárias no Ensino Superior em uma IES pública federal do Nordeste brasileiro. Seu objetivo foi acolher e estimular crianças que acompanhavam suas mães durante o horário das aulas. Foi desenvolvido numa brinquedoteca universitária por 12 meses, seis meses iniciais de forma presencial e seis meses últimos de forma remota. Utilizou-se como instrumento de produção dos dados, diários de campo e formulário Google Docs, esse último, socializado com todas as 14 mães e respondido por 9 delas. Dentre os resultados, destaca-se a avaliação do projeto, apontada pelas mães como satisfatória, havendo o reconhecimento do projeto como um mecanismo de permanência das mães na vida acadêmica e o sentimento de confiança das mães no trabalho desenvolvido, que se manifestou pela indicação por todas as pesquisadas do projeto relatado a outras pessoas na mesma condição que elas.

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Biografia do Autor

Carla Andréa Silva, UFPI

Professora Adjunta A, da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral na cidade de Floriano-PI. No curso de Pedagogia, atua na área de Fundamentos Psicológicos da Educação e é a atual coordenadora da Brinquedoteca Mundo Encantado. É membro da Associação Brasileira de Brinquedotecas-ABBri e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-críticas em Educação e Formação Humana – NEPSH.

Publicado
2021-08-01
Como Citar
Silva, C. A. (2021). Mães e universitárias:. Revista Espaço Acadêmico, 21, 84-96. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59592
Seção
Mulheres fora do Centro: experiências de ensino, pesquisa e extensão