Sou daltônico, todos têm a mesma cor:

o paradoxo do mito da democracia racial no imaginário cultural brasileiro

Palavras-chave: ESCOLA BRASILEIRA;, INDIVIDUAÇÃO, CAMPO EDUCACIONAL

Resumo

O manuscripto tem como objeto de estudo o processo de subjetivação e de individuação dos alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio do Município de São Paulo, zona leste. Neste percurso investigativo, foi realizada uma etnologia durante o estudo de doutoramento em Letras no período de agosto e setembro de 2015, para demonstrar não só a influência do papel da linguagem, símbolos nacionais e o imaginário cultural, mas também o impacto das reminiscências no processo de individuação. Foi utilizado o procedimento metodológico com base em uma perspectiva transdisciplinar que engloba os fundamentos da pesquisa qualitativa, da observação participante in lócus juntamente com o aporte teórico da Antropologia, da Análise do Discurso Francesa, da Semiolinguística e da Psicanálise no momento de nomear, de descrever e de tematizar a interação contínua entre os dispositivos de investigação de campo, da descrição e do processo interpretativo dos fenômenos socioculturais. 

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Biografia do Autor

Vagner Moura, Moura Neuro-Humanities Lab

Doutor em Linguística pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de  São Paulo, Antropólogo, Administrador, Engenheiro de inteligência artificial (em formação), Linguista, Semiologista, Psicanalista e Psicopedagogo Clínico e Institucional. Atualmente, como cofundador do Moura Neuro-Humanities Lab investigo, por meio da tríade linguagem-cognição-individuação, o processo de subjetivação e individuação em diferentes dinâmicas e práticas sociais. Além disso, pesquiso o papel da modelagem de dados para o setor financeiro, educacional, mídia, cidades inteligentes e mercados de varejo

Publicado
2022-02-01
Como Citar
Moura, V. (2022). Sou daltônico, todos têm a mesma cor:. Revista Espaço Acadêmico, 21, 77-95. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59616