Sou daltônico, todos têm a mesma cor:
o paradoxo do mito da democracia racial no imaginário cultural brasileiro
Resumo
O manuscripto tem como objeto de estudo o processo de subjetivação e de individuação dos alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio do Município de São Paulo, zona leste. Neste percurso investigativo, foi realizada uma etnologia durante o estudo de doutoramento em Letras no período de agosto e setembro de 2015, para demonstrar não só a influência do papel da linguagem, símbolos nacionais e o imaginário cultural, mas também o impacto das reminiscências no processo de individuação. Foi utilizado o procedimento metodológico com base em uma perspectiva transdisciplinar que engloba os fundamentos da pesquisa qualitativa, da observação participante in lócus juntamente com o aporte teórico da Antropologia, da Análise do Discurso Francesa, da Semiolinguística e da Psicanálise no momento de nomear, de descrever e de tematizar a interação contínua entre os dispositivos de investigação de campo, da descrição e do processo interpretativo dos fenômenos socioculturais.
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