Com ciência e consciência:

a formação de agentes das leis 10.639/03 e 11.645/08

Palavras-chave: Racismo e Educação; História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Leis 10.639/03 e 11.645/08

Resumo

Esse artigo discute a amplitude, dificuldades e características da implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, e as análises se baseiam em relatórios elaborados por estudantes de licenciaturas, a partir de suas visitas a escolas de ensino básico, nas quais entrevistaram educadores e estudantes. A concepção da pesquisa partiu de relatos das experiências das/os licenciandas/os com os temas da história e cultura afro-brasileira e indígena, e das dificuldades, estranhamentos e desconfortos da maioria, ao longo do curso de Educação e Relações Étnico-Raciais. A pretensão é contribuir com esforços em âmbito nacional, para mensurar e qualificar a efetiva implementação dos artigos 26-A e 79-B, da LDBEN. Os relatórios expõem a diversidade e complexidade das abordagens e de realizações, oportunizando reflexões sobre a questão racial no ensino básico, na própria universidade, e em nossas vidas pessoais.

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Biografia do Autor

Amauri Mendes Pereira, UFRRJ

Amauri Mendes Pereira. É militante do Movimento Negro. Doutor em Ciências Sociais-PPCIS-UERJ. Mestre em Educação-PPGEdu-UERJ. Especialista em História da África CEAA-UCAM. Temas de interesse: Estudos de África e Diáspora, questão racial e teoria social, o Movimento Negro Brasileiro e a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Foi pesquisador do CEAA e do CEAB-UCAM. Foi presidente do IPCN-Instituto de Pesquisas das Culturas Negras-RJ. Foi diretor da ABPN-Assoc. Bras. de Pesquisadores Negros. Atualmente é Prof. do DTPE-PPGEDUC-IE-UFRRJ. http://lattes.cnpq.br/2005836026921987

Publicado
2022-09-15
Como Citar
Pereira, A. M. (2022). Com ciência e consciência:. Revista Espaço Acadêmico, 22(236), 15-47. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59841