Com ciência e consciência:
a formação de agentes das leis 10.639/03 e 11.645/08
Resumo
Esse artigo discute a amplitude, dificuldades e características da implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, e as análises se baseiam em relatórios elaborados por estudantes de licenciaturas, a partir de suas visitas a escolas de ensino básico, nas quais entrevistaram educadores e estudantes. A concepção da pesquisa partiu de relatos das experiências das/os licenciandas/os com os temas da história e cultura afro-brasileira e indígena, e das dificuldades, estranhamentos e desconfortos da maioria, ao longo do curso de Educação e Relações Étnico-Raciais. A pretensão é contribuir com esforços em âmbito nacional, para mensurar e qualificar a efetiva implementação dos artigos 26-A e 79-B, da LDBEN. Os relatórios expõem a diversidade e complexidade das abordagens e de realizações, oportunizando reflexões sobre a questão racial no ensino básico, na própria universidade, e em nossas vidas pessoais.
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Copyright (c) 2022 Amauri Mendes Pereira (Autor)

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