Mérito e mito da democracia racial:

uma condição de (sobre)vivência da supremacia branca à brasileira

Palavras-chave: Meritocracia; Branquitude; Racismo; Desigualdade Racial.

Resumo

A proposta deste ensaio é compreender quais os mecanismos ideológicos que alicerçam a supremacia branca à brasileira. Tem-se como hipótese central que tanto a ideia de mérito como o mito da democracia racial difundidos no tecido social brasileiro sustentam as relações de poder que possibilitam a existência da supremacia branca nas particularidades brasileiras sem que esta seja reconhecida como tal. Para esta argumentação, a construção social da ideia de mérito é apresentada e, posteriormente, são traçadas breves reflexões acerca de como a supremacia branca à brasileira se sustenta através do ideal de igualdade de oportunidades disseminado através do mito da democracia racial ainda vigente em nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willamys da Costa Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Formação de Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC). Atualmente faço parte do Grupo de Estudos em Diversidades e Política (EDIS/UFAL) e do Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política (NUPRA/UFSC). Bem como, desenvolvo estudos na área da Psicologia Social com os seguintes temas: relações étnico-raciais, gênero e sexualidades, branquitude e feminismo decolonial.

Lia Vainer Schucman, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, psicologia social, branquitude, relações raciais e movimentos sociais.

Publicado
2022-02-01
Como Citar
Melo, W. da C., & Schucman, L. V. (2022). Mérito e mito da democracia racial: . Revista Espaço Acadêmico, 21, 14-23. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59991