Reflexões sobre lugares sociais de mulheres brancas

  • Tassiana Carli Unesp
Palavras-chave: branquitude; gênero; Abya Yala; América Latina

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa concluída na área de Psicologia cujo objetivo foi sistematizar artigos das Ciências Humanas e Sociais da América Latina, do ínterim de 2003 a 2021, que abordam as relações étnico-raciais com foco na branquitude desde o paradigma da interseccionalidade. Teve como metodologia a Revisão Sistemática de Literatura. Foram considerados os principais conteúdos abordados, objetivos e metodologias/métodos dos artigos analisados. Propusemos apresentar problematizações e reflexões acerca dos conteúdos abordados, especificamente sobre os lugares das mulheres brancas em países da América Latina, desde a academia a movimentos feministas ou de mulheres e papéis/representações sociais. Demonstramos a importância de se compreender que não há como se pensar em estratégias e práticas antirracistas efetivas sem o reconhecimento das opressões de diferentes origens. Consideramos legítimas as denúncias acerca da recorrência de violência contra mulheres brancas, mas não se podem desconsiderar os privilégios que nelas incidem desde suas branquitudes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tassiana Carli, Unesp

Nasceu em Salto-SP em 1985. Licenciou-se em Letras em 2008 na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Assis-SP. Leciona em diversas instituições de ensino básico entre 2009 e 2015. Em 2018, obtém o titulo de Mestra na área da Psicologia também pela Unesp Assis-SP. Em 2021, forma-se na graduação de Psicologia pela mesma instituição. Atualmente, encontra-se como doutoranda também pela Unesp Assis-SP sob orientação do Prof. Dr. Leonardo Lemos de Souza. Desevolve pesquisas de maneira institucional acerca da temática da branquitude desde 2019, apresentando duas pesquisas de Iniciação Científica fomentadas pelas agências de fomento a pesquisas CNPQ e FAPESP, respectivamente. Idealizadora do Núcleo de Estudos sobre Branquitudes (neb), que atua em diversas frentes desde proposições de estratégias antirracistas decorrentes do reconhecimento dos privilégios estruturais da branquitude.

Publicado
2022-02-01
Como Citar
Carli, T. (2022). Reflexões sobre lugares sociais de mulheres brancas. Revista Espaço Acadêmico, 21, 66-76. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/60045