Ensino de Literatura na Educação do Campo:

identidades, formação humana e a perspectiva decolonial

Palavras-chave: Literatura indígena. Literatura negra. Currículo escolar. Decolonialidade.

Resumo

Discute-se o ensino de literatura na Educação do Campo, sob a perspectiva da decolonialidade, como importante estratégia de formação humana e de reflexões social, cultural e identitária, capaz de promover o questionamento, a inversão e intervenção nas ordens e modelos sociais que ferem os modos de ser e viver dos sujeitos. Trata-se de um estudo bibliográfico, resultante de uma pesquisa de Doutorado, em andamento, que investiga a formação de leitores de literatura, na Educação do Campo, como um processo que deve ocorrer em diálogo com as culturas, identidades e modos de vida dos campesinos: trabalhadores(as) do campo, negros, indígenas, quilombolas, povos das águas e tantos outros sujeitos coletivos históricos que se movem e resistem cotidianamente, conforme destacado por Arroyo (2003). Espera-se contribuir na discussão sobre o currículo escolar, em especial no que concerne ao ensino da leitura literária na Educação do Campo e em outros contextos de minorias sociais, e no fomento de políticas de formação docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Gomes de Santana Velloso, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pelo Centro Universitário Jorge Amado(UNIJORGE). Especialização lato sensu em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia(UFBA). Mestrado em Crítica Cultural, na Linha de Pesquisa Letramentos, Identidades e Formação de Educadores pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura - PPGLITCULT, na Linha de pesquisa Documentos da Memória Cultural, da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é membro do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL e do Grupo de pesquisa sobre Pensamento e Contemporaneidade, vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC - UNEB. É Docente de Literatura no curso de Letras Português da UNEAD/UNEB. Professora de Língua portuguesa na Educação Básica da rede Municipal de ensino. 

Publicado
2021-11-01
Como Citar
Velloso, S. G. de S. (2021). Ensino de Literatura na Educação do Campo: . Revista Espaço Acadêmico, 21(231), 03-12. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/60133
Seção
DOSSIÊ: De/s/colonização estética: saberes tradicionais, artes, dissidências.