Ensino de Literatura na Educação do Campo:
identidades, formação humana e a perspectiva decolonial
Resumo
Discute-se o ensino de literatura na Educação do Campo, sob a perspectiva da decolonialidade, como importante estratégia de formação humana e de reflexões social, cultural e identitária, capaz de promover o questionamento, a inversão e intervenção nas ordens e modelos sociais que ferem os modos de ser e viver dos sujeitos. Trata-se de um estudo bibliográfico, resultante de uma pesquisa de Doutorado, em andamento, que investiga a formação de leitores de literatura, na Educação do Campo, como um processo que deve ocorrer em diálogo com as culturas, identidades e modos de vida dos campesinos: trabalhadores(as) do campo, negros, indígenas, quilombolas, povos das águas e tantos outros sujeitos coletivos históricos que se movem e resistem cotidianamente, conforme destacado por Arroyo (2003). Espera-se contribuir na discussão sobre o currículo escolar, em especial no que concerne ao ensino da leitura literária na Educação do Campo e em outros contextos de minorias sociais, e no fomento de políticas de formação docente.
Downloads

Copyright (c) 2021 Sílvia Gomes de Santana Velloso (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.