Cuerpos en contra:
disidencias y emancipaciones en las artes chilenas contempor´áneas
Resumo
No contexto das práticas artísticas chilenas contemporâneas que questionam crítica e emancipatoriamente as hegemonias da tradição, surgem vozes que resistem e questionam politicamente aquelas formas e imaginários que pensaram a alteridade como um conjunto de diferenças marginalizadas para o lugar de sua nomeação. Este artigo visa expor algumas das principais questões que a arte contemporânea chilena tem desenvolvido em torno da desconstrução de categorias hegemônicas como raça e gênero a partir da obra Bajo sospecha, (1998) de Bernardo Oyarzun, Ni Castro ni Huacho (2017) de Rodrigo Castro ,Vivienda Predeterminada (2016) de Sebastián Calfuqueo e Opera Emancipatoria (2019) de Voluspa Jarpa. De diferentes contextos e formatos, as obras destes autores compartilham a visibilização dos discursos que operam na inscrição violenta da diferença, assim como as estratégias de precariedade e dominação, propondo, de forma simbólica, sua reparação.
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Copyright (c) 2021 Alejandra Wolff (Autor)

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