Cuerpos en contra:

disidencias y emancipaciones en las artes chilenas contempor´áneas

Palavras-chave: descolonalidade, artes visuais, dissidência, identidade e outras.

Resumo

No contexto das práticas artísticas chilenas contemporâneas que questionam crítica e emancipatoriamente as hegemonias da tradição, surgem vozes que resistem e questionam politicamente aquelas formas e imaginários que pensaram a alteridade como um conjunto de diferenças marginalizadas para o lugar de sua nomeação. Este artigo visa expor algumas das principais questões que a arte contemporânea chilena tem desenvolvido em torno da desconstrução de categorias hegemônicas como raça e gênero a partir da obra Bajo sospecha, (1998) de Bernardo Oyarzun, Ni Castro ni Huacho (2017) de Rodrigo Castro ,Vivienda Predeterminada (2016) de Sebastián Calfuqueo e Opera Emancipatoria (2019) de Voluspa Jarpa. De diferentes contextos e formatos, as obras destes autores compartilham a visibilização dos discursos que operam na inscrição violenta da diferença, assim como as estratégias de precariedade e dominação, propondo, de forma simbólica, sua reparação.

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Publicado
2021-11-01
Como Citar
Wolff, A. (2021). Cuerpos en contra:. Revista Espaço Acadêmico, 21(231), 25-36. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/60216
Seção
DOSSIÊ: De/s/colonização estética: saberes tradicionais, artes, dissidências.