Africanidades poéticas:
uma arte desde o terreiro de Umbanda
Resumo
Objetivo deste texto é perceber as africanidades presentes na obra de Heitor dos Prazeres e na minha, Cipriano, pontuando a arte presente na manifestação religiosa afrodescendente, em particular a Umbanda, em paralelo à vida cotidiana. Será usada a macumba como um mote criativo e detentor de conhecimento para desconstruir a ideia pejorativa e negativa desta palavra, conceito este que faz jus ao racismo estrutural na sociedade brasileira, inclusive presente no culto religioso. Observa-se, neste trabalho, que a arte, enquanto conhecimento se revela como uma experiência de pensamento que demanda uma educação dos sentidos, prática continuada com base na ciência dos sentidos, sugerindo o diálogo das mesmas práticas com a vida. Tendo a arte como prisma, promove-se o uso da arte afrodescendente, macumbeira, como fonte criativa e inspiradora para escrever uma história que visita os antepassados por via de um método estético. Proponho uma percepção do deslocamento da macumba para a obra de arte por via de a proposta triangular de Ana Mae Barbosa no campo ampliado – africanidades poéticas.
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Copyright (c) 2022 Pedro Ivo Cipriano (Autor)

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