Africanidades poéticas:

uma arte desde o terreiro de Umbanda

  • Pedro Ivo Cipriano Universidade Católica de Petrópolis
Palavras-chave: macumba, afrodescendente, estética, arte, Umbanda

Resumo

Objetivo deste texto é perceber as africanidades presentes na obra de Heitor dos Prazeres e na minha, Cipriano, pontuando a arte presente na manifestação religiosa afrodescendente, em particular a Umbanda, em paralelo à vida cotidiana. Será usada a macumba como um mote criativo e detentor de conhecimento para desconstruir a ideia pejorativa e negativa desta palavra, conceito este que faz jus ao racismo estrutural na sociedade brasileira, inclusive presente no culto religioso. Observa-se, neste trabalho, que a arte, enquanto conhecimento se revela como uma experiência de pensamento que demanda uma educação dos sentidos, prática continuada com base na ciência dos sentidos, sugerindo o diálogo das mesmas práticas com a vida. Tendo a arte como prisma, promove-se o uso da arte afrodescendente, macumbeira, como fonte criativa e inspiradora para escrever uma história que visita os antepassados por via de um método estético. Proponho uma percepção do deslocamento da macumba para a obra de arte por via de a proposta triangular de Ana Mae Barbosa no campo ampliado – africanidades poéticas.

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Biografia do Autor

Pedro Ivo Cipriano, Universidade Católica de Petrópolis

Mestrando em Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.  Pós-graduado em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Internacional – Uninter. Licenciado em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis – UCP. Artista plástico, macumbeiro pictórico.

Publicado
2022-05-01
Como Citar
Cipriano, P. I. (2022). Africanidades poéticas: . Revista Espaço Acadêmico, 22(234), 208-219. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/60260