Novos diálogos visuais:
de Waman Puma ao coletivo de fotografia MaldeOjo
Resumo
A luta pela imagem é remota desde os séculos pré-coloniais, que constrói e impõe uma subjetividade que atravessará os simultâneos métodos de repressão e violência física dos modos de ver os povos originários. Eventualmente o novo sujeito visual que se gesta neste intrincado processo, procurará reinventar o seu olhar inserindo iconografias, cosmovisões de mundo, perspectivas de tempo e espaço que dialogarão com os novos materiais que traz consigo o imaginário da conquista. Nesta paisagem intrincada aparece a figura do autor e artista andino Waman Puma do século XVI na sua obra Nueva corónica y buen gobierno. Seu singular testemunho ocular estabelecerá neste estudo como ponto inicial para o diálogo, entre outros modos de ver que se gestam no Peru do séc. XXI, particularmente da fotografia em especial do coletivo MaldeOjo e os fotozines: LACRA 0 (2017) e LACRA 1 (2018). Deste modo, levaremos a cabo uma análise entre duas imagens ou cartografias, a de Pontifical Mundo de Waman Puma e S/T do fanzine LACRA 1 de MaldeOjo.
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Copyright (c) 2021 Dalia Espino Vegas (Autor)

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