Novos diálogos visuais:

de Waman Puma ao coletivo de fotografia MaldeOjo

  • Dalia Espino Vegas Universidade Federal de Integração Latinom-aricana (UNILA)
Palavras-chave: Waman Puma, Nueva corónica y buen gobierno, LACRA, fotografia peruana, MaldeOjo, decolonização do olhar

Resumo

A luta pela imagem é remota desde os séculos pré-coloniais, que constrói e impõe uma subjetividade que atravessará os simultâneos métodos de repressão e violência física dos modos de ver os povos originários. Eventualmente o novo sujeito visual que se gesta neste intrincado processo, procurará reinventar o seu olhar inserindo iconografias, cosmovisões de mundo, perspectivas de tempo e espaço que dialogarão com os novos materiais que traz consigo o imaginário da conquista. Nesta paisagem intrincada aparece a figura do autor e artista andino Waman Puma do século XVI na sua obra Nueva corónica y buen gobierno. Seu singular testemunho ocular estabelecerá neste estudo como ponto inicial para o diálogo, entre outros modos de ver que se gestam no Peru do séc. XXI, particularmente da fotografia em especial do coletivo MaldeOjo e os fotozines: LACRA 0 (2017) e LACRA 1 (2018). Deste modo, levaremos a cabo uma análise entre duas imagens ou cartografias, a de Pontifical Mundo de Waman Puma e S/T do fanzine LACRA 1 de MaldeOjo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalia Espino Vegas, Universidade Federal de Integração Latinom-aricana (UNILA)

Mestranda - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos - Universidade Federal da Integração Latino-Americana - PR, IELA/UNILA.

Publicado
2021-11-01
Como Citar
Vegas, D. E. (2021). Novos diálogos visuais:. Revista Espaço Acadêmico, 21(231), 68-75. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/60446
Seção
DOSSIÊ: De/s/colonização estética: saberes tradicionais, artes, dissidências.