Territorios danzantes:
una mirada ancestral de la danza y otros vínculos sensibles con el entorno
Resumo
A partir do encontro com as expressões dançantes ancestrais do Wallmapu e seus saberes milenares, este artigo propõe uma perspectiva da dança que se desdobra no territorial e que, para além da subjetividade ocidental moderna, constitui uma sensibilidade diferente do global dominante que deriva em formas alternativas de convivência entre os seres que habitam os territórios, humanos e não humanos. A noção de dança é rearticulada desde a perspectiva ancestral, concebida como acontecimento que se manifesta em tudo o que existe, para propor caminhos para um saber sensível que possibilite pensar (e atuar) outras formas de articulação entre corpos e territórios, diferente do extrativismo que caracteriza a atual normalidade capitalista global.
Downloads

Copyright (c) 2021 Omar Martínez González (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.