Nem tão branca, nem tão índia:

o racismo contra indígenas no contexto universitário

  • Iclícia Viana UFSC
  • Josiele Bené Lahorgue Universidade Regional de Blumenau
Palavras-chave: Branquitude – Povos Originários – Universidade – Colonialidade

Resumo

No Brasil, mais de 300 povos indígenas resistem ao processo de colonização, escravização, catequização, integração e tutela. O contexto universitário se tornou nos últimos anos território também em processo de demarcação da presença e resistência indígena, especialmente a partir das Políticas de Ação Afirmativa. Cada vez mais, indígenas de diferentes etnias lutam contra a manutenção das desigualdades, colonialidades e privilégios da branquitude nas Universidades, e denunciam a categorização das diversidades em uma identidade genérica que pode reduzir suas experiências a um lugar social racializado, inferior e desumano. As relações institucionais podem gerar sofrimento ético-político e reproduzir o racismo institucional. A partir de articulações teóricas, temos como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o racismo presente nas Instituições de Ensino Superior, atentando para como o mito da democracia racial e a lógica colonial no Brasil que coloca estas estudantes ora como índias, ora como brancas, retirando-as o estatuto de sujeitos de direitos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iclícia Viana, UFSC

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015-2017) pelo Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Relações estéticas e Processos de Criação (NUPRA) com pesquisa sobre a relação de estudantes Laklãnõ/Xokleng com a universidade.

Josiele Bené Lahorgue, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018) na área de concentração: Psicologia Social e Cultura e linha de pesquisa: Estética, processos de criação e política. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e graduada em Psicologia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2006). Professora substituta da Universidade Regional de Blumenau.

Publicado
2021-10-01
Como Citar
Viana, I., & Lahorgue, J. B. (2021). Nem tão branca, nem tão índia: . Revista Espaço Acadêmico, 21, 31-40. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/60870
Seção
Povos da terra: fecundando diversidade no campo de saberes