Projeto Comunidade Quilombola da Pontinha:
uma experiência de ensino, pesquisa e extensão
Resumo
O presente artigo faz uma análise da importância social e na formação discente do Projeto Comunidade Quilombola da Pontinha, que foi desenvolvido por docentes e discentes da Faculdade Santo Agostinho e visou compreender a realidade da comunidade. Com o projeto, a tríade ensino, pesquisa e extensão foi contemplada, de forma que os discentes puderam analisar criticamente as teorias estudadas em sala de aula, ao mesmo tempo que a comunidade teve ganhos ao ter suas necessidades reais reveladas. Criando, assim, uma formação mais humanizada e que visa a garantir a existência de toda a pluralidade social. Visando criar uma extensão universitária no curso de Direito que vai além da mera prestação de serviços jurídicos, que impõe uma solução de caráter hegemônico. Ao contrário, houve a procura por uma imersão dos participantes na comunidade, revelando os problemas que eles identificam como tal e os solucionando de forma dialógica e não impositiva.
Downloads

Copyright (c) 2021 Paulo Henrique Borges da Rocha, Cláudio Lúcio de Carvalho Diniz (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.