Psicologia histórico-cultural e cosmovisão ameríndia:
contribuições do sonhar para uma práxis política socioambiental revolucionária
Resumo
O artigo objetiva discutir contribuições a práxis política socioambiental a partir de articulações entre a psicologia histórico-cultural e uma concepção de sonhos vinculada a cosmovisões ameríndias – predominantemente a cosmovisão yanomami. Para tal, foi realizada pesquisa bibliográfica relacionada a tópicos pertinentes à proposta. O presente estudo busca contribuições advindas de cosmovisões ameríndias para a superação da forma predominantemente predatória de organização social ocidental. A psicologia histórico-cultural argumenta sobre a possibilidade de mudança do papel hegemônico que o onírico ocupa nos dramas subjetivos ocidentais. O xamã David Kopenawa defende a necessidade de o “povo da mercadoria” aprender a sonhar e, dessa forma, poder entender de forma adequada, entre outras coisas, a sua luta pela preservação da floresta. Faz-se necessário criar sonhares de bem-viver. Um sonhar decolonial e territorializado que expresse virtualidades da vida desperta poderia potencializar ações coletivas socioambientais revolucionárias e não apenas mudanças de atitudes individuais.
Downloads

Copyright (c) 2021 Leandro Amorim Rosa (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.