Infância e intolerância religiosa:

a literatura e as possibilidades de práticas decoloniais

  • Tarcia Regina da Silva Universidade de Pernambuco
  • Érika de Sousa Mendonça Universidade de Pernambuco
Palavras-chave: Educação das relações étnico-raciais;, Colonialidade, Subjetivação, Educação Infantil

Resumo

Neste artigo, reconhece-se que nosso processo de colonização foi estruturado a partir da ideia de raça como instrumento de classificação social, o que se estende por todo o tecido social, inclusive a instituição escolar. A partir desta premissa, objetiva-se analisar um livro de literatura infantil que atenta para a importância de se discutir a decolonialidade cosmogônica desde a Educação Infantil. Analisando-se os textos verbais e não-verbais, discute-se sobre os processos de identificação, de identidade, de massificação e as possibilidades subjetivantes singulares. Neste trabalho, também se reflete sobre o preconceito e a intolerância sofridos pelos povos de religiões de matriz africana desde a infância. Destaca-se o papel da escola e como o uso da literatura na Educação Infantil pode contribuir para o desvelamento das formas de colonialidade, constituindo-se uma potente ferramenta pedagógica de combate às formas de exclusão, negação e subalternização das quais os grupos racializados são vítimas no/e através do currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcia Regina da Silva, Universidade de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Professora adjunta da Universidade de Pernambuco.Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica. Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas (PROCADI) e do Programa Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS).

Érika de Sousa Mendonça, Universidade de Pernambuco

Prof. Adjunta do Curso de Bacharel em Psicologia-Formação do Psicólogo da Universidade de Pernambuco. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade de Pernambuco. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa de Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas (2012-2016); Mestre pelo mesmo programa no período de 2006 a 2008; Especialista em Intervenções em Psicologia Clínica, pela Universidade Católica de Pernambuco (2004-2005). Participação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL) da UFPE e Práticas discursivas, Interação Social e Ensino (DISCENS) da UPE. Desenvolvimento de projetos de pesquisa na linha da Psicologia Política, problematizando a juventude e questões raciais, modos e processos de subjetivação, participação política e políticas públicas de juventude.

Publicado
2021-10-01
Como Citar
Silva, T. R. da, & Mendonça, Érika de S. (2021). Infância e intolerância religiosa:. Revista Espaço Acadêmico, 21, 83-93. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/60883
Seção
Povos da terra: fecundando diversidade no campo de saberes