Infância e intolerância religiosa:
a literatura e as possibilidades de práticas decoloniais
Resumo
Neste artigo, reconhece-se que nosso processo de colonização foi estruturado a partir da ideia de raça como instrumento de classificação social, o que se estende por todo o tecido social, inclusive a instituição escolar. A partir desta premissa, objetiva-se analisar um livro de literatura infantil que atenta para a importância de se discutir a decolonialidade cosmogônica desde a Educação Infantil. Analisando-se os textos verbais e não-verbais, discute-se sobre os processos de identificação, de identidade, de massificação e as possibilidades subjetivantes singulares. Neste trabalho, também se reflete sobre o preconceito e a intolerância sofridos pelos povos de religiões de matriz africana desde a infância. Destaca-se o papel da escola e como o uso da literatura na Educação Infantil pode contribuir para o desvelamento das formas de colonialidade, constituindo-se uma potente ferramenta pedagógica de combate às formas de exclusão, negação e subalternização das quais os grupos racializados são vítimas no/e através do currículo.
Downloads

Copyright (c) 2021 Tarcia Regina da Silva, Érika de Sousa Mendonça (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.