Construção da identidade quilombola e o ambiente escolar

  • Wanessa da Silva Gomes Universidade de Pernambuco
  • Rosangela Estevão Alves Falcão Universidade de Pernambuco - UPE, Garanhuns, Pernambuco, Brasil
Palavras-chave: Educação quilombola, cultura quilombola, racismo institucional

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre o espaço escolar para a formação da identidade quilombola em uma escola no agreste de Pernambuco, através de relato de experiências vividas a partir das ações do programa de extensão “Um pé de saúde”, da Universidade de Pernambuco, no ano de 2019. Algumas atitudes e falas dos estudantes, bem como, o aspecto estrutural da escola e sua decoração, chamam atenção para quanto a escola interfere na identidade desses estudantes enquanto quilombolas. O ambiente escolar abriga potencial para fortalecer a identidade quilombola, porém, essa ainda não é a realidade encontrada nas vivências relatadas. Os desafios são grandes, sendo necessário atuar na cultura escolar que ainda exclui a diversidade e promove o racismo entre os estudantes ao silenciar sua cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanessa da Silva Gomes, Universidade de Pernambuco

Professora Adjunta e pesquisadora da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Garanhuns, doutora em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães/FIOCRUZ-PE. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Concluiu Residência em Saúde Coletiva e Especialização em Saúde Pública pela UPE, sendo graduada em enfermagem também por esta instituição. Atua como professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia – Práticas e Inovação em Saúde Mental – PRISMAL. Atua, ainda, como docente na Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UPE campus Garanhuns. Realiza pesquisas e projetos de extensão na área da saúde coletiva com ênfase na garantia de direitos e visibilização da Determinação Social da Saúde dos povos e comunidades tradicionais no Agreste pernambucano.

Rosangela Estevão Alves Falcão, Universidade de Pernambuco - UPE, Garanhuns, Pernambuco, Brasil

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1988), mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004) e doutorado em Biociência Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). Atuou na coordenação do curso de Ciências Biológicas, na Residência em Saúde Coletiva e é professora adjunto da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências; Ervas medicinais; Produtos naturais; Microbiologia e Lectina; Etnofarmacologia, Quilombolas. Atualmente é Diretora do Multicampi da Universidade de Pernambuco-UPE. Professora do Programa de Pós graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental.

Publicado
2021-10-01
Como Citar
Gomes, W. da S., & Estevão Alves Falcão, R. (2021). Construção da identidade quilombola e o ambiente escolar. Revista Espaço Acadêmico, 21, 21-30. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/60896
Seção
Povos da terra: fecundando diversidade no campo de saberes