Uso comum do território e a concepção pessoal de mundo:
um estudo a partir do enfoque histórico-cultural
Resumo
O artigo discute a concepção pessoal de mundo de camponeses faxinalenses, em especial sobre a terra e o território – caracterizados pela tradição do uso comum. O estudo, apoiado no enfoque histórico-cultural, adotou como estratégia metodológica a observação participante e entrevistas de história de vida, realizadas com moradores de duas comunidades. Identificamos como central a concepção de unidade e interdependência entre ser humano e natureza. Evidenciamos que essa concepção pessoal está baseada nas vivências do uso comum do território que, por sua vez, possui como sentido a produção de bens de uso e o desenvolvimento de atividades produtivas adaptadas aos limites e às exigências da natureza.
Downloads

Copyright (c) 2021 Solange Struwka (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.