Uso comum do território e a concepção pessoal de mundo:

um estudo a partir do enfoque histórico-cultural

Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. Concepção pessoal de mundo. Uso comum do território.

Resumo

O artigo discute a concepção pessoal de mundo de camponeses faxinalenses, em especial sobre a terra e o território – caracterizados pela tradição do uso comum. O estudo, apoiado no enfoque histórico-cultural, adotou como estratégia metodológica a observação participante e entrevistas de história de vida, realizadas com moradores de duas comunidades. Identificamos como central a concepção de unidade e interdependência entre ser humano e natureza. Evidenciamos que essa concepção pessoal está baseada nas vivências do uso comum do território que, por sua vez, possui como sentido a produção de bens de uso e o desenvolvimento de atividades produtivas adaptadas aos limites e às exigências da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Struwka, Universidade Federal de Rondônia

É professora adjunta da graduação e colaboradora no programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Integra a Incubadora de Cooperativas Populares da UNIR (INCOOP) e o grupo Amazônico de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação (GAEPPE).

Publicado
2021-10-01
Como Citar
Struwka, S. (2021). Uso comum do território e a concepção pessoal de mundo:. Revista Espaço Acadêmico, 21, 115-126. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/60898
Seção
Povos da terra: fecundando diversidade no campo de saberes