Caminhos do convívio entre autoridades coloniais e indígenas em espaços fronteiriços do Vice-Reino do Brasil
Resumo
Nos primeiros anos do século XIX, projetos de defesa e expansão de fronteiras foram elaborados por agentes do governo e particulares nos limites entre o vice-reino do Brasil e o vice-reino do Prata. Eles foram empreendidos tendo em vista a participação indígena junto aos serviços militares e a utilização de sua mão de obra e conhecimentos sobre o território e nas lidas com o gado. Uma das principais questões em jogo era a reorganização política de espaços limítrofes vinculada à necessidade de definir aspectos sobre a liberdade dos índios e o destino de suas terras e bens. Espalhados em distintos arquivos, registros de cunho administrativo, legislativo e militar evidenciam aspectos importantes sobre o processo histórico de formação dos Estados argentino, brasileiro e uruguaio. Os vínculos políticos e identidades profissionais forjados pelos indígenas revelam estratégias desenvolvidas com o objetivo de sobreviver física e culturalmente em um contexto de profundas transformações sociais.
Downloads

Copyright (c) 2021 Karina Melo (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.