A mediação de conflitos como alternativa para prevenção e enfrentamento do bullying e da violência no contexto escolar

  • Ana Carolina Reis Pereira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Palavras-chave: Bullying;, Violência escolar, Mediação de conflitos

Resumo

O objetivo de investigar a justiça restaurativa deve-se ao fato de que esta proposta tem sido executada tendo em vista o arrefecimento das situações de bullying e violência nas escolas a partir de experiências de mediação de conflitos. Entretanto, o êxito dos processos restaurativos depende do modo como são planejados e executados, caso contrário, reproduzem os conflitos sob a forma de práticas pedagógicas autoritárias e coercitivas. Para que as técnicas de mediação de conflitos em âmbito escolar sejam bem-sucedidas, consideramos fundamental conhecer a percepção de professores que trabalham na rede de ensino de Campinas-SP e da Catalunha-ES, egressos de cursos formativos acerca desta temática, através de uma pesquisa qualitativa, com base em entrevistas entrevistas individuais, gravadas e analisadas a partir da história oral de vida, sobre como as experiências desenvolvidas colaboraram para prevenção, enfrentamento e combate das situações de bullying e violência com as quais se defrontam nas escolas.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Reis Pereira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Possui Licenciatura em Filosofia (2002), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Segunda Licenciatura em Pedagogia (2018), pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestre em Educação (2012), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Educação (2018), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realizou uma parte dos seus estudos na Facultat de Ciències de lEducació, da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), em 2017, na modalidade doutorado-sanduíche, com financiamento da CAPES. É Professora Adjunta do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no curso de Licenciatura em Filsofia. Integra o Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica (NUPEF), do Curso de Filosofia da UFRB. 

Publicado
2022-05-01
Como Citar
Pereira, A. C. R. (2022). A mediação de conflitos como alternativa para prevenção e enfrentamento do bullying e da violência no contexto escolar. Revista Espaço Acadêmico, 22(234), 112-123. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61060
Seção
Dossiê - Violência no ambiente escolar: políticas e práticas educacionais