A mediação de conflitos como alternativa para prevenção e enfrentamento do bullying e da violência no contexto escolar
Resumo
O objetivo de investigar a justiça restaurativa deve-se ao fato de que esta proposta tem sido executada tendo em vista o arrefecimento das situações de bullying e violência nas escolas a partir de experiências de mediação de conflitos. Entretanto, o êxito dos processos restaurativos depende do modo como são planejados e executados, caso contrário, reproduzem os conflitos sob a forma de práticas pedagógicas autoritárias e coercitivas. Para que as técnicas de mediação de conflitos em âmbito escolar sejam bem-sucedidas, consideramos fundamental conhecer a percepção de professores que trabalham na rede de ensino de Campinas-SP e da Catalunha-ES, egressos de cursos formativos acerca desta temática, através de uma pesquisa qualitativa, com base em entrevistas entrevistas individuais, gravadas e analisadas a partir da história oral de vida, sobre como as experiências desenvolvidas colaboraram para prevenção, enfrentamento e combate das situações de bullying e violência com as quais se defrontam nas escolas.
Downloads

Copyright (c) 2022 Ana Carolina Reis Pereira (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.