Roda de diálogo on-line enquanto ferramenta de incentivo à leitura e à escrita como formas de prevenção ao bullying

Palavras-chave: conversas, enfrentamento à violência, letramentos.

Resumo

Este trabalho objetiva discorrer sobre a leitura e a escrita enquanto alternativa em tempos de pandemia, motivando sentimentos que despertam a empatia como estratégias frente ao isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. A experiência relatada neste trabalho aconteceu numa Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) localizada na cidade do Recife. Nossa prática se desenvolveu dentro de um macroprojeto que objetivava recordar o Dia Mundial de Enfrentamento ao Bullying coordenado por um docente da instituição. Para isso, fizemos uso de roda de diálogo virtual com dois escritores e também professores. Fizemos uso das plataformas StreamYard e Youtube, para favorecer a interação através dos comentários. Com essa vivência, pudemos discutir temas relevantes como isolamento social, ansiedade, afetividade, literatura e autoconhecimento. Foi através da interação que se pôde perceber a compreensão da relevância do tema e a necessidade de maior discussão acerca do fenômeno bullying.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Kelly da Silva Lobo, UPE

Mestrado Profissional em Letras) - UPE

Wagner José de Aguiar, UFPE

Doutorando em Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Publicado
2022-05-01
Como Citar
Lobo, P. K. da S., & Aguiar, W. J. de. (2022). Roda de diálogo on-line enquanto ferramenta de incentivo à leitura e à escrita como formas de prevenção ao bullying. Revista Espaço Acadêmico, 22(234), 145-153. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61215
Seção
Dossiê - Violência no ambiente escolar: políticas e práticas educacionais