Narrar o horror:

a CPI da pandemia enquanto gênero televisivo

  • João Pedro de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Televisão; YouTube; política; COVID-19; Senado.

Resumo

No ano de 2021, a CPI da Pandemia, transmitida pela TV Senado, tornou-se um dos programas mais relevantes e comentados da grade de programação. Em função disso, este artigo se propõe a questionar por que uma comissão de inquérito parlamentar atingiu enorme popularidade não apenas na televisão, mas também na Internet, inclusive entre um público que nunca teve interesse em acompanhar os canais da TV Senado. Levantamos, então, comparações entre a CPI e outros gêneros televisivos, como as novelas, os seriados e os realities shows, de modo a investigar quais eram os padrões comportamentais dos telespectadores da CPI e como a transmissão, como uma opção a mais na grade ou na rede, articulou em determinado público certas percepções sobre a crise política e sanitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras (Estudos Literários) da Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharel em jornalismo pela UFMG.

Publicado
2022-05-01
Como Citar
Carvalho, J. P. de. (2022). Narrar o horror:. Revista Espaço Acadêmico, 22(234), 269-278. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61254