Narrar o horror:
a CPI da pandemia enquanto gênero televisivo
Resumo
No ano de 2021, a CPI da Pandemia, transmitida pela TV Senado, tornou-se um dos programas mais relevantes e comentados da grade de programação. Em função disso, este artigo se propõe a questionar por que uma comissão de inquérito parlamentar atingiu enorme popularidade não apenas na televisão, mas também na Internet, inclusive entre um público que nunca teve interesse em acompanhar os canais da TV Senado. Levantamos, então, comparações entre a CPI e outros gêneros televisivos, como as novelas, os seriados e os realities shows, de modo a investigar quais eram os padrões comportamentais dos telespectadores da CPI e como a transmissão, como uma opção a mais na grade ou na rede, articulou em determinado público certas percepções sobre a crise política e sanitária.
Downloads

Copyright (c) 2021 João Pedro de Carvalho (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.