Gramsci e o ‘moderno príncipe’:
o combate a oligarquização do intelectual-partido
Resumo
Partindo fundamentalmente da leitura dos Cadernos do cárcere e da análise de alguns comentadores da obra de Gramsci, o objetivo do presente artigo é apresentar a concepção de Gramsci sobre o intelectual-partido, destacando as funções que estes exercem, o vínculo orgânico com as classes sociais e sua estrutura interna, especialmente a crítica de Gramsci a “lei de bronze da oligarquização”. O presente artigo está dividido em duas partes; num primeiro momento, apresenta brevemente o conceito de intelectual, discutindo não somente suas funções, mas também seu caráter de classe. Posteriormente, aborda a problemática em torno dos partidos políticos, problematizando a relação entre dirigentes e dirigidos, a conexão dos intelectuais com a base partidária, evidenciando suas preocupações em construir uma estrutura democrática no interior do partido.
Downloads

Copyright (c) 2022 Carlos Prado (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.