Gramsci e o ‘moderno príncipe’:

o combate a oligarquização do intelectual-partido

Palavras-chave: Gramsci; marxismo; intelectuais orgânicos; partidos políticos.

Resumo

Partindo fundamentalmente da leitura dos Cadernos do cárcere e da análise de alguns comentadores da obra de Gramsci, o objetivo do presente artigo é apresentar a concepção de Gramsci sobre o intelectual-partido, destacando as funções que estes exercem, o vínculo orgânico com as classes sociais e sua estrutura interna, especialmente a crítica de Gramsci a “lei de bronze da oligarquização”. O presente artigo está dividido em duas partes; num primeiro momento, apresenta brevemente o conceito de intelectual, discutindo não somente suas funções, mas também seu caráter de classe. Posteriormente, aborda a problemática em torno dos partidos políticos, problematizando a relação entre dirigentes e dirigidos, a conexão dos intelectuais com a base partidária, evidenciando suas preocupações em construir uma estrutura democrática no interior do partido. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Prado

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF). Professor do curso de História da Faculdade de Ciências Humanas (FACH) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Publicado
2022-05-01
Como Citar
Prado, C. (2022). Gramsci e o ‘moderno príncipe’: . Revista Espaço Acadêmico, 22(234), 165-177. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61379