Imprensa nos meios anarquistas no Rio de Janeiro:
A Guerra Social, o “baluarte dos revoltados” (1911-1912)
Resumo
Este texto apresenta um estudo do periódico anarquista A Guerra Social, que circulou no Rio de Janeiro entre 1911 e 1912. Trata-se de uma rica e variada fonte primária para pesquisas que se voltam não só ao movimento operário e anarquista, mas à atuação jornalística de trabalhadores. A ideia é traçar e analisar o percurso e os percalços de um dos principais periódicos anarquistas da cidade-capital, considerando-o como força ativa a mobilizar as lutas sociais do período, nas quais os trabalhadores agiam e interagiam enquanto sujeitos históricos, enfrentando o Estado e o Capital. E, nesse sentido, a folha adquire forte componente político, despontando como contraponto à imprensa comercial.
Downloads

Copyright (c) 2022 Angela Maria Roberti Martins (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.