Imprensa nos meios anarquistas no Rio de Janeiro:

A Guerra Social, o “baluarte dos revoltados” (1911-1912)

Palavras-chave: Anarquismo; imprensa operária; periodismo anarquista, combate, ação militante.

Resumo

Este texto apresenta um estudo do periódico anarquista A Guerra Social, que circulou no Rio de Janeiro entre 1911 e 1912. Trata-se de uma rica e variada fonte primária para pesquisas que se voltam não só ao movimento operário e anarquista, mas à atuação jornalística de trabalhadores. A ideia é traçar e analisar o percurso e os percalços de um dos principais periódicos anarquistas da cidade-capital, considerando-o como força ativa a mobilizar as lutas sociais do período, nas quais os trabalhadores agiam e interagiam enquanto sujeitos históricos, enfrentando o Estado e o Capital. E, nesse sentido, a folha adquire forte componente político, despontando como contraponto à imprensa comercial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Roberti Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Universidade UNIGRANRIO

Doutora em História Social pela PUC-SP. Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atunado no Programa de Pós-graduação em História Política (PPGH), no qual é responsável pela orientação de dissertações e teses, e no curso de graduação em História, do qual é Coordenadora Pedagógica de Licenciatura (2022-2024). É bolsista do Programa de Incentivo à produção científica, técnica e artística – PROCIENCIA - UERJ-FAPERJ. É uma das coordenadoras do Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino em História (LPPE) do IFCH da UERJ, desde 2015. Líder do Grupo de Pesquisa (Grpesq/Cnpq/UERJ) NEPAN - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Anarquismo e Cultura Libertária. Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle &Eac ute;poque – LABELLE/UERJ. Recebeu o prêmio Jovem Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (JCNE/FAPERJ) entre nov./2015-mar./2019. Bolsista de produtividade em pesquisa FUNADESP entre 2015-2019. Concentra seus estudos e investigações no período da Primeira República no Brasil e publicou trabalhos decorrentes de pesquisas na área de História que contemplam, sobretudo, os temas: anarquismo, imprensa libertária, literatura social libertária, imagens libertárias, movimento operário, trabalho, imigração urbana (ênfase ao Rio de Janeiro e Duque de Caxias), militantes estrangeiros, memória do movimento anarquista e história e memória das mulheres anarquistas.

Publicado
2022-05-01
Como Citar
Martins, A. M. R. (2022). Imprensa nos meios anarquistas no Rio de Janeiro:. Revista Espaço Acadêmico, 22(234), 04-23. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61381
Seção
DOSSIÊ Anarquismo, pesquisa científica e espaço virtual (Org. Rogério de Castro)