Educação Popular no Brasil

Palavras-chave: Saber Popular; História da Educação; Genealogia; educação das camadas populares.

Resumo

Este estudo se dedica a discutir o conceito de Educação Popular presente na historiografia em educação, considerando sua modulação a cada período político/econômico da historiografia brasileira e seu alinhamento às condições do pensamento intelectual da época, interesses do capital e necessidades desenvolvimentistas. Utilizando-se do que Foucault nomeou de Genealogia, busca-se apresentar os processos mediante os quais a história é construída para pensar a relação histórica entre a educação das camadas populares e o desenvolvimento de uma instituição própria a esse fim.  Dentre as inquietações que impulsionam a realização deste estudo, importa, também, pensar no lugar que o saber popular ocupa nos registros e obras dedicadas a resguardar a História da Educação no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tascieli Feltrin, UFSM
Graduada em Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas pela FAMES; Especialista em Gestão Educacional  pela UFSM; Mestre em Educação pela UFSM. Atualmente cursa Educação do Campo pela UFSM, integra o Grupo de Pesquisa GEPFICA e é professora da rede pública municipal.
Publicado
2022-05-01
Como Citar
Feltrin, T. (2022). Educação Popular no Brasil. Revista Espaço Acadêmico, 22(234), 85-96. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61401
Seção
DOSSIÊ Anarquismo, pesquisa científica e espaço virtual (Org. Rogério de Castro)