No tempo do SPI:

o indigenismo e a escola entre os povos indígenas de Oiapoque

Palavras-chave: História Indígena; Proteção tutelar; Escola; Civilização; Povos Indígenas.

Resumo

A educação escolar alcançou os povos indígenas no Brasil em distintos tempos e lugares, sendo que a implantação da escola pelo indigenismo nas aldeias serviu para agenciar “relações” entre o Estado brasileiro e os nativos contatados. Este artigo problematiza as relações históricas do indigenismo do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) e da escola entre os povos indígenas de Oiapoque, que vivem em uma região de fronteira com a Guiana Francesa. Os pressupostos teóricos e metodológicos adotados recorrem ao regime de historicidade de François Hartog. Assim, perscrutou-se os documentos da agência indigenista e as memórias e histórias descritas pelos professores indígenas em seus estudos no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII/UNIFAP), para que esse conjunto documental possibilitasse historicizar, no tempo e no espaço, o contexto de implementação da escola e seus múltiplos significados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Santos de Almeida, Universidade Federal do Amapá

Professora de História Indígena e do Ensino de História no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Campus Binacional Oiapoque, atuando na formação de professores indígenas dos povos do Amapá e norte do Pará. Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGH/UFSC), mestre em Desenvolvimento Regional (Linha de Pesquisa Cultura e Sociedade) e graduação em Estudos Sociais (Licenciatura Plena em História) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/RS). Dedica-se aos estudos sobre povos indígenas na América e o indigenismo no Brasil do período republicano (1889 ao presente).

Publicado
2022-07-01
Como Citar
Almeida, C. S. de. (2022). No tempo do SPI: . Revista Espaço Acadêmico, 22(235), 11-24. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61449
Seção
DOSSIÊ - Educação Indígena e a interlocução com a Educação Escolar Indígena