Como alcançar o anarquismo?

Conhecimento e ação na teoria e estratégia bakuninista

Palavras-chave: Instrução, Ensino, Ciência, Ação coletiva, Autonomia, Doutrinarismo

Resumo

Neste artigo, a crescente produção e consumo de conteúdos sobre o anarquismo nas redes oportuniza uma reflexão sobre a relação entre conhecimento e ação, ensino e experiência, subsidiada pelas elaborações teórico-políticas de Mikhail Bakunin. O anarquista russo promoveu um amplo e denso debate acerca do papel da instrução no projeto societário da burguesia e nas estratégias ao socialismo, denunciando o caráter contrarrevolucionário do doutrinarismo e reivindicando a autonomia e a experiência coletiva como meios privilegiados para a emancipação econômica, política e intelectual dos povos. A retomada dessas contribuições propicia e fundamenta o debate sobre o papel dos estudos e da divulgação sobre o anarquismo nas lutas do presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Brito, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC); pesquisa sobre a relação entre educação e anarquismo; professora na rede estadual de educação de Santa Catarina.

Publicado
2022-05-01
Como Citar
Brito, L. (2022). Como alcançar o anarquismo? . Revista Espaço Acadêmico, 22(234), 50-61. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61596
Seção
DOSSIÊ Anarquismo, pesquisa científica e espaço virtual (Org. Rogério de Castro)