O branco-objeto em "Pass Over", de Antoinette Nwandu

Palavras-chave: Branquitude, branco-objeto, Pass Over

Resumo

Com roteiro da premiada escritora Antoinette Nwandu e dirigido por Spike Lee para o Prime Vídeo, Pass Over, um híbrido de peça teatral e cinema, é releitura atual de “Esperando Godot” de Samuel Beckett e do Livro do Êxodo. O texto de Nwandu, ainda que se utilizando de poesia e humor ácido, coloca em tela representações de racismo antinegro, brutalidade, assédio e sadismo policial/branco e pode ser lido como metonímia da forma bizarra do desejo branco que constrói uma identidade para o sujeito negro. Não se trata de um filme à moda de Hollywood com “final feliz”, mas representação identitária de como é para os sujeitos negros viverem na colonialidade. Erigida pela branquitude, tal identidade negra resulta de uma irrupção epistêmico-voyerista, a colocar o sujeito negro sempre sobre a mira e a mirada branca, produto de luta agônica entre a episteme e a representação, entre a articulação e o ato de enunciação branco-colonial-racista. Ao ler a construção dessa identidade, o presente texto se interessa por desnudar o branco, tratando-o como branco-objeto de nosso olhar, o que significa dessacralizá-lo de um lugar de universalidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre de Oliveira Fernandes, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Alexandre de Oliveira Fernandes é Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade – PPGREC/UESB/Jequié. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Educação das Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. Desenvolve e orienta estudos nas áreas de linguística, literatura, leitura e escrita, análise do discurso crítica, currículo e educação, semiótica, pós-estruturalismo, interculturalidade crítica, gênero, linguística queer, discursos que envolvem o culto aos orixás e as religiões de matrizes africanas, mitologia, antropologia das religiões, corpo, performance e formação da subjetividade. Estuda especialmente Michael Foucault e Jacques Derrida, Catherine Walsh e Judith Butler, Clifford Geertz e Homi Bhabha. Em 2017 foi aprovado para pós-doutorado oferecido pelo “Mestrado Profissional em História Profissional da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas” da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB/Caetité, desenvolvendo a pesquisa intitulada: “Axé: filosofia/epistemologia exuriana em textos de Ifá”, sob a supervisão do Professor Doutor Emanoel Luis Roque Soares.

Publicado
2022-02-01
Como Citar
Fernandes, A. de O. (2022). O branco-objeto em "Pass Over", de Antoinette Nwandu. Revista Espaço Acadêmico, 21, 03-13. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61768