Ara Wa R’ómi Wà:
aspectos da racionalidade ambiental presentes no Candomblé a partir do culto aos Orixás
Resumo
O objetivo deste manuscrito foi destacar, por meio de um ensaio teórico, aspectos das práticas litúrgicas do Candomblé, em especial a partir do culto aos Orixás, de onde emergem princípios, ações e valores que podem ser considerados como elementos de uma racionalidade ambiental. Os resultados destacam que por seu sentido de sacralidade associado à natureza, o Candomblé é capaz de superar uma lógica antropocêntrica a partir da sensibilização ecológica de seus praticantes, resgatando aspectos morais e éticos das sociedades tradicionais africanas que não consideravam dissociada a relação do ser humana com a natureza, antropomorfizada nos Orixás. Conclui-se que, por este motivo, o Candomblé é provido de uma racionalidade ambiental que se apoia na inter-relação dos humanos, divindades e fenômenos naturais, demonstrando uma base ontológica, epistemológica e cultural divergente daquela que constitui a racionalidade cartesiana e capitalista das sociedades ocidentais.
Downloads

Copyright (c) 2022 Rhuann Carlo Viero Taques (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.