Branquitude, antirracismo e democracia:

necessidades insurgentes

Palavras-chave: Branquitude, Antirracismo, Democracia

Resumo

Apresentação de Dossiê Especial "Branquitude, Antirracismo e Democracia"

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Biografia do Autor

Richard Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Richard Santos, Hamilton Richard A. F. dos Santos, é um escritor, pesquisador, docente e extensionista lotado no Centro de Formação em Artes e Comunicação, ingressou na UFSB em 2018. Atua na UFSB nos cursos do primeiro ciclo em artes, no SIM, Som Imagem e Movimento, e no Bacharelado em Jornalismo, atualmente é Decano do CFAC. É credenciado ao PPGER, Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais e integrante do Colegiado. Coordena o Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo e o Programa de Extensão Jornada do Novembro Negro. Propôs e coordenou a criação do curso bacharelado em jornalismo da UFSB.  Com uma carreira pregressa como artista multimídia, conhecido como Big Richard, possui experiência em criação, gestão e produção. Ao longo de sua carreira artística produziu três álbuns musicais autorais, atuou em peças teatrais, seriados e novelas. Como comunicador desenvolveu e/ou contribuiu para o desenvolvimento de produtos relacionados ao jornalismo e audiovisual tendo passagens por empresas como TV Globo, Cultura, Record, Band, TV Brasil, entre outras. Academicamente é autor de dois livros autorais, capítulos de livros, e mais de uma dezena de artigos acadêmicos e ensaios com perspectiva interdisciplinar que perpassam a cultura Hip Hop, estudos de comunicação e relações étnico-raciais. É reconhecido acadêmica e artisticamente no Brasil, América latina e nos PALOPS, Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Professor Richard Santos é doutor em Ciências Sociais com ênfase em Estudos Comparados sobre as Américas, pelo Departamento de Estudos Latino-americanos (ELA) da Universidade de Brasília (UnB), Brasil, onde desenvolveu estudo comparado sobre a nova televisão pública no Brasil e na Argentina. Mestre em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília, onde desenvolveu estudo sobre a programação da televisão pública brasileira e os signos de branquitude nela reforçados. Especialista em cultura e história do Brasil pela Universidade Gama Filho, onde desenvolveu pesquisa sobre a história da imprensa negra no Brasil, e graduado em ciências sociais pela Universidade Metodista de São Paulo, onde desenvolveu estudo sobre a cooperação brasileira no desenvolvimento da televisão pública da Guiné-Bissau. É Pós-doutorado pelo PÓS-CULTURA Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia, UFBA. É membro da INTERCOM, Sociedade brasileira de estudos interdisciplinares em comunicação, e da Latin American Studies Association, LASA. É autor do livro "Maioria Minorizada - Um dispositivo analítico de racialidade. Editora Telha, RJ, 2020, e de Branquitude e Televisão - A nova África (?) na TV pública, editora Telha, 2ª edição, 2021

Alexandre de de Oliveira Fernandes, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Alexandre de Oliveira Fernandes é Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade – PPGREC/UESB/Jequié. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Educação das Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. Desenvolve e orienta estudos nas áreas de linguística, literatura, leitura e escrita, análise do discurso crítica, currículo e educação, semiótica, pós-estruturalismo, interculturalidade crítica, gênero, linguística queer, discursos que envolvem o culto aos orixás e as religiões de matrizes africanas, mitologia, antropologia das religiões, corpo, performance e formação da subjetividade. Estuda especialmente Michael Foucault e Jacques Derrida, Catherine Walsh e Judith Butler, Clifford Geertz e Homi Bhabha. Em 2017 foi aprovado para pós-doutorado oferecido pelo “Mestrado Profissional em História Profissional da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas” da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB/Caetité, desenvolvendo a pesquisa intitulada: “Axé: filosofia/epistemologia exuriana em textos de Ifá”, sob a supervisão do Professor Doutor Emanoel Luis Roque Soares.

Ana Helena Ithamar Passos, Universidade do Estado de São Paulo (USP/Diversitas)

Advogada pela Universidade Católica de Pernambuco mestra e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio na área de relações étnico-raciais, estudos de gênero, cultura e sociedade. Em 2006, atuou como coordenadora do projeto Quilombos Vivos pela Secretaria Municipal do Estado de São Paulo, coordenando cursos de formação sobre identidade cultural e fortalecimento comunitário a partir de gênero e raça. Advogada de formação, atuou como professora da Universidade Brasil - campus São Paulo desde 2010. Em seu trabalho acadêmico, ministrou a disciplina Estudos étnico-raciais, gênero e diversidade sexual, Educação, Alteridade e relações de gênero, Estudos do Pensamento Contemporâneo, Serviço Social e Direitos Humanos, entre outras . Coordenadora da linha de pesquisa "Mulheres e feminismo(s): narrativas contemporâneas do grupo de pesquisa Educação Transversal da Universidade do Espirito Santo e é membra da rede feminista de juristas - DeFEMDe. Feminista intersecional, atualmente suas pesquisas são direcionadas a continuidade aos estudos críticos da branquitude - tema que se debruça desde 2006 - com ênfase em como as relações de poder e privilégios constroem enquadramento de normatividades, seja de gênero, raça ou classe. Atualmente é co-fundadora do Instituto Ella Criações educativas, um instituto de consultoria e formação profissional que objetiva construir trabalhos focados na área de direitos humanos com ênfase em projetos voltados às questões étnico-raciais e de gênero Dedica-se a entender a formação social brasileira a partir das relações de raça, gênero e classe e como esses marcadores de diferenças sociais constroem relações hierárquicas e de poder entre os grupos sociais.

Publicado
2022-02-01
Como Citar
Santos, R., Fernandes, A. de de O., & Ithamar Passos, A. H. (2022). Branquitude, antirracismo e democracia:. Revista Espaço Acadêmico, 21, 01-02. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/62093